Um ano novo com diligência - 01/01/2019

Pouco antes de falecer, o Buddha passou suas últimas instruções aos seus discípulos. Ele simplesmente os lembrou da natureza impermanente de todas as coisas e os encorajou a se aperfeiçoarem na diligência (páli: appamāda).

Ser diligente significa não tomar nada como certo. Pessoas diligentes não têm nenhum sentimento de que tudo lhes é devido. Elas não presumem que as coisas simplesmente darão certo por si mesmas. Elas não procuram se confortar com orações e cerimônias. Elas procuram criar um refúgio interno. Pessoas diligentes não caem nas armadilhas da preocupação sem sentido ou de esperanças irreais em relação ao futuro. Elas aplicam sua energia na criação de uma prontidão para enfrentar o que quer que a vida lhes trouxer com paciência calma, bondade e sabedoria.

Minhas bênçãos de ano novo, portanto, não são para que tudo na sua vida seja do jeito que você quer que seja. Não será assim. Meu desejo sincero é que você desenvolva os recursos internos para lidar sabiamente com todos os seus desafios e para desabrochar tanto no mundo externo de obrigações e responsabilidades quanto no mundo interno da mente.

Comentários

Postagens mais visitadas