Uma reflexão provocadora e hábil – 11/01/2020

“Monges, mesmo se bandidos os cortassem selvagemente, membro por membro, com uma serra de duas lâminas, se vocês deixassem surgir uma mente de ódio contra eles, não estariam seguindo meus ensinamentos”. Esta é certamente uma das mais surpreendentes e intimidadoras falas do Buddha.

Então, como devemos guardá-la em nossos corações? Algumas pessoas podem pensar que o Buddha estabeleceu para nós um padrão impossivelmente alto para seguir. Elas podem muito bem se desesperar: “Eu nunca serei um verdadeiro discípulo do Buddha. É muito difícil.”

Eu mesmo, acredito que com essas palavras o Buddha estava nos dando uma nova perspectiva sobre nossos sentimentos, uma reflexão hábil para aproveitar nos momentos em que a raiva e a má vontade ameaçam engolfar nossas mentes. Podemos pensar: “O Buddha disse que se eu estivesse praticando bem seus ensinamentos, poderia abandonar o ódio mesmo se bandidos estivessem cortando meus membros. Comparada com isso, essa provocação não é nada. Posso não ser capaz de garantir meus sentimentos se alguém for cortar meus braços fora, mas, nesta pequena questão pelo menos, posso mostrar minha determinação de seguir o caminho do Buddha para a libertação.

Comentários

Postagens mais visitadas