A roda do Dhamma em movimento – 04/07/2020

No dia da lua cheia de julho, comemoramos a ocasião em que o Buddha proferiu seu primeiro discurso, o Dhammacakkapavattana Sutta, assim chamado porque “colocou em movimento a roda do Dhamma”. Foi o dia em que os ensinamentos apareceram pela primeira vez no mundo, e o dia em que o Venerável Kondañña se tornou a primeira pessoa a penetrar seu profundo significado. 

Esta roda do Dhamma agora gira em todo o mundo há mais de 2.500 anos. Durante esse tempo, aqueles que se refugiaram nos ensinamentos registrados no Cânone Páli não travaram guerras, não infligiram violência em seu nome. Em qualquer país do mundo, os homens e mulheres que adotaram o treinamento de ação, fala e mente do Buddha com um coração sincero viram qualidades de paz, sabedoria e compaixão crescerem dentro deles. Quão afortunados somos nós que, graças ao Buddha e aos seus discípulos, “os portões para o Sem Morte” ainda estejam abertos. 

O conhecimento que leva à abertura desses portões é profundo, mas não complexo. A exclamação do venerável Kondañña como entendimento manifestado em seu coração naquele dia de lua cheia foi inesperadamente simples: “tudo o que surge, cessa”. Enganosamente simples, mas contemplar esta curta frase é de um benefício incalculável para todos os praticantes budistas.

Comentários

Postagens mais visitadas