Não hostilidade não é somente mettā – 05/09/2020

O Buddha certa vez disse: “A hostilidade nunca cessa através da hostilidade. A hostilidade só cessa através da não hostilidade”. Esta é uma verdade atemporal. Mais de 2.500 anos depois que essas palavras foram pronunciadas, podemos acrescentar que essa é realmente uma verdade atemporal, mas também uma verdade que é continuamente esquecida. 

O uso da palavra “não hostilidade” no verso é digno de nota. A não hostilidade aqui não é simplesmente um sinônimo de bem-querer. Ela tem um significado mais amplo, incluindo uma série de estados mentais saudáveis que podem contribuir para uma resposta sábia à hostilidade. Lidar com a hostilidade com mettā é uma realização inspiradora, mas para a maioria das pessoas pode ser um passo longo demais. Para essas, empatia, paciência e equanimidade podem ser objetivos melhores. 

O mais importante a ter em mente é que precisamos fazer um esforço especial para estarmos atentos (com sati) em tempos de conflito. Se observamos hostilidade em nosso coração, devemos parar, perceber que tomamos o caminho errado e restabelecer nossa mente em um estado mental saudável. Porque com hostilidade em nosso coração —não importa quanta certeza tenhamos de que estamos certos e o outro lado, errado— seremos incapazes de encontrar uma solução duradoura para o conflito; podemos alcançar uma solução de curto prazo, mas a longo prazo apenas pioraremos as coisas. Esta é uma verdade atemporal.

Comentários

Postagens mais visitadas