O truque do Samsāra – 14/10/2020

A maioria das pessoas gosta de assistir a truques de mágica. Podemos assisti-los repetidamente sem nos sentirmos entediados. Nosso prazer continuado com um truque depende de não sermos capazes de descobrir como ele é feito. Sabemos que envolve prestidigitação, mas nossos olhos não são rápidos o suficiente para pegar isso. Ficamos intrigados. 

Mas digamos que alguém nos revele como o truque é feito. Sentimos uma sensação de decepção: “é só isso?” Depois de explicado, o engano parece tão óbvio. Nós nos perguntamos como não percebemos. Uma vez que sabemos como o truque é executado, nunca mais queremos vê-lo novamente. 

Samsāra é como um truque de mágica. Nós somos apanhados nele de novo e de novo. Como budistas, podemos ter aprendido que os cinco agregados da forma, sensação, percepção, formações mentais e a consciência dos sentidos são não-eu, mas não podemos ver isso. A ilusão do eu é muito convincente. Mas para aqueles que praticam o caminho óctuplo diligentemente, chegará o dia em que sua visão será aguçada o suficiente para ver o engano: “Agora parece tão óbvio”. Nibbidā (desencanto) surge. O fascínio se vai. Eles sabem que não serão enganados novamente.

Comentários

Postagens mais visitadas