Determinando as questões reais – 29/12/2020
Na noite de sua iluminação, o Buddha despertou tanto para a natureza das quatro nobres verdades quanto para a maneira correta de se relacionar com elas. Mais tarde, ele resumiu:
“Dukkha deve ser totalmente compreendida. A causa de dukkha deve ser abandonada. A cessação de dukkha deve ser realizada. O caminho que leva à cessação de dukkha deve ser cultivado.”
“Dukkha deve ser totalmente compreendida. A causa de dukkha deve ser abandonada. A cessação de dukkha deve ser realizada. O caminho que leva à cessação de dukkha deve ser cultivado.”
Assim, em nossa prática, devemos nos perguntar constantemente:
Exatamente agora, onde está dukkha?
Qual é a causa que precisa ser abandonada?
Que cessação de dukkha pode ser realizada?
Que fatores do caminho devem ser cultivados?
Exatamente agora, onde está dukkha?
Qual é a causa que precisa ser abandonada?
Que cessação de dukkha pode ser realizada?
Que fatores do caminho devem ser cultivados?
É uma abordagem muito prática. Recentemente, um estudante me disse que tem medo de fantasmas. Eu perguntei a ele: “Neste momento, você está sofrendo por causa dos fantasmas ou por causa do seu medo de fantasmas?” Ele respondeu que era pelo medo. Eu falei: “Bom, então esse é o problema”. Passei a ensiná-lo a observar as expressões físicas e mentais do medo e deixá-las ir.
Raramente ouvi falar de fantasmas oprimindo seres humanos, a não ser em livros ou em telas. Mas ouço falar de pessoas sendo oprimidas pelo medo todos os dias. Ao lidar com nossos desafios diários, é importante determinar as questões reais.
Comentários
Postar um comentário