Você sabe estar certo? – 15/12/2020

Uma das perguntas que Ajahn Chah às vezes fazia a seus alunos era “Você sabe estar certo?” A maneira como ele fazia essa pergunta deixava claro que ele não estava perguntando se eles sabiam como encontrar as respostas certas para os problemas. O verbo “saber como” que ele usava é o mesmo que seria usado para perguntar: “Você sabe nadar? Você sabe como usar um mapa?” Ele estava perguntando sobre a relação de seus alunos com a razão. 

Se estamos certos sobre algo e, como resultado, consideramo-nos superiores às pessoas que estão erradas, não sabemos como estar certos. Se sentirmos raiva, frustração ou depressão por todas as pessoas que têm ideias erradas sobre uma questão, então não sabemos como estar certos. 

Há outra pergunta que pode ser acrescentada à de Ajahn Chah: “Você sabe como acreditar em algo que ainda não provou de forma conclusiva?” Uma pergunta não tão elegante, mas importante, no entanto. Se presumirmos que o forte sentimento de que estamos certos é a mesma coisa que saber que estamos certos, estaremos em um terreno movediço. Se nossa confiança em nossa crença é tão forte que rejeitamos argumentos opostos sem ouvi-los com respeito, tornamo-nos tolos. Os sábios conhecem as crenças como crenças — humildemente estão cientes de que elas podem estar erradas — e as seguram levemente.

Comentários

Postagens mais visitadas