Definição de dukkha e o seu fim – 12/01/2021
A fim de esclarecer o significado da palavra “dukkha”, o Buddha ofereceu uma série de expressões do termo facilmente observáveis, uma delas sendo: “não obter o que se deseja é dukkha”. É um ponto irrefutável. Quem não experimentou o desapontamento e a frustração que vêm do desejo não satisfeito por coisas como prazer sensual, riqueza, amor, respeito, status ou poder?
Mas, curiosamente, ao expandir esse ponto em outro lugar, o Buddha introduziu outra dimensão à frase. Explicou-o como se referindo ao sofrimento que advém de desejar coisas impossíveis de se obter por meio do desejo — não ter que envelhecer, não estar sujeito à doença, não ter que morrer, não ter que sentir dores físicas e mentais. Esses anseios fúteis raramente emergem na consciência, mas são a base de todos os desejos conscientes. A sensação crônica de inquietação que isso produz é dukkha.
A boa notícia é que há um fim para a velhice, a doença e a morte. Ele não pode ser conhecido por meio de desejos, orações ou cerimônias. Mas pode ser realizado seguindo o Caminho Óctuplo até a sua conclusão.
Comentários
Postar um comentário