A saída do sofrimento – 16/02/2021


Não há saída do sofrimento para aqueles que se identificam com ele ou para aqueles que o negam. Não há saída do sofrimento para quem o considera uma ocorrência aleatória, ou para quem o vê como um teste ou um castigo de um ser supremo. Existe uma maneira de sair do sofrimento para aqueles que ganham fé na análise do Buddha sobre o sofrimento como um estado condicionado e que seguem o Caminho Óctuplo. No Upanisa Sutta, o Buddha revelou o processo causal envolvido: 

“Tendo a fé como causa próxima, o bem-estar. Com o bem-estar como causa próxima, entusiasmo. Com o entusiasmo como causa próxima, tranquilidade. Com a tranquilidade como causa próxima, a felicidade. Com a felicidade como causa próxima, samādhi. Com samādhi como causa próxima, o conhecimento e a visão das coisas como realmente são. Com o conhecimento e a visão das coisas como realmente são como causa próxima, desencanto. Com o desencanto como causa próxima, desapego. Com o desapego como causa próxima, a libertação. Com a libertação como causa próxima, o conhecimento do fim.” 

É como quando chove forte no topo de uma montanha e a água flui morro abaixo para preencher as fissuras, fendas e buracos. À medida que esses ficam cheios, eles enchem as pequenas lagoas. As pequenas lagoas enchem os lagos, os lagos enchem os riachos e os riachos enchem os rios. E à medida que os rios ficam cheios, eles enchem o oceano.

Comentários

Postagens mais visitadas