Por que não você? – 16/03/2021
A vida monástica é mais favorável para aqueles que seguem o caminho do Buddha para a iluminação, porque foi projetada pelo próprio Buddha para esse propósito específico. Mas não é absolutamente necessário deixar o mundo para realizar os frutos mais elevados da prática budista. O primeiro dos quatro estágios da iluminação é chamado de Entrada na Correnteza. Ele é realizado quando a verdadeira natureza do corpo e da mente de uma pessoa é vista tão claramente que há um profundo abandono de todas as falsas ideias, crenças, visões e superstições acumuladas que carregamos conosco e que nos causam sofrimento. Nos últimos 2.500 anos, muitos budistas leigos, homens e mulheres, realizaram a Entrada na Correnteza.
Existem dois resultados significativos da realização da Entrada na Correnteza. Primeiro: termina, de uma vez por todas, com a possibilidade de renascimento em um reino inferior. Segundo: — e daí a metáfora da “correnteza” — inevitavelmente levará ao estágio mais elevado da iluminação, o estado de arahant, em sete vidas no máximo.
O Buddha uma vez disse que se fôssemos comparar o sofrimento que experimentamos em nossas vidas passadas com toda a terra do mundo, o sofrimento restante para Aquele que Entra na Correnteza não seria mais do que a sujeira que pode se alojar sob uma unha. A Entrada na Correnteza é, em suma, uma meta verdadeiramente inspiradora e realista para todos os budistas almejarem.
Comentários
Postar um comentário