Destemor ou embriaguez? – 24/04/2021


Olhando para trás na minha adolescência, vagando sozinho por lugares como o Afeganistão, fico impressionado com o quão imprudente pude ser às vezes. É tentador considerar minha atitude, em tais ocasiões, como destemida. Mas, na verdade, era simplesmente intoxicação. Não intoxicação por drogas (pelo menos, não principalmente), mas pela própria vida. Presumia que era o herói da minha história, como o Batman. Eu podia entrar em algumas situações perigosas, mas no final sempre me sairia bem. Por quê? Porque é isso que os heróis fazem. 

O Buddha identificou três tipos principais de intoxicação: embriaguez com a juventude, embriaguez com a boa saúde e embriaguez com a vida. Essa tolice nos leva a criar muito mau kamma evitável e a colher muito sofrimento desnecessário. Por isso, precisamos voltar sempre e sempre à reflexão diária:

Minha natureza é envelhecer, não fui além do envelhecimento. 
Minha natureza é adoecer, não fui além da doença. 
Minha natureza é morrer, não fui além da morte. 
Eu sou o dono do meu kamma, herdeiro do meu kamma, nascido do meu kamma, relacionado ao meu kamma, permaneço suportado pelo meu Kamma. Qualquer kamma que eu faça, para o bem ou para o mal, disso eu serei o herdeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas