A diferença entre preocupar-se com o futuro e preparar-se para ele – 26/06/2021
Imagine um artista trabalhando. Ele faz um esboço da paisagem de um mundo imaginário e então começa a preenchê-lo. Algumas das características de sua paisagem emergente são reconhecíveis. Outras são distorções da flora e da fauna com as quais estamos familiarizados em nosso próprio mundo. Algumas são bastante bizarras. Quanto mais cores e detalhes o artista adiciona, mais realista parece a paisagem.
Quando nos preocupamos com as coisas, somos como esse artista. Mas, em vez de uma paisagem física, adicionamos cores e detalhes a um esboço do nosso futuro. Quanto mais cores e detalhes adicionamos aos nossos medos e preocupações básicos, mais real parece o futuro imaginário que, acreditamos, nos aguarda. Mas, na verdade, apenas algumas de suas características mantêm alguma relação próxima com a verdade, muitas são distorções e algumas são totalmente bizarras.
Muitas coisas altamente improváveis de ocorrer podem parecer altamente prováveis por conta de todo o trabalho que nossa mente preocupada teve para fazer com que parecesse assim. Muitas pessoas gastam tanto tempo se preocupando com coisas que são altamente improváveis de acontecer que não têm tempo ou energia para se preparar para os desafios à frente que ninguém pode evitar: a velhice, a doença e a morte. Preocupação não é preparação; na verdade, é o oposto de preparação.
Comentários
Postar um comentário