Āsālha Pūjā – o nascimento do budismo – 24/07/2021
Pode-se dizer que o dia de lua cheia de julho (Āsālha), exatamente dois meses após a iluminação do Buddha, significou o nascimento do budismo.
Naquele dia, por meio de sua grande sabedoria e compaixão, o Buddha foi capaz de traduzir sua profunda compreensão da realidade —uma compreensão que transcendia todos os conceitos e linguagem — em palavras, pela primeira vez. Por meio desse primeiro ato de ensino, seu estado de Buddha tornou-se completo.
Naquele dia, o Dhamma se manifestou no mundo. Ensinamentos que descreviam a condição humana e os que prescreviam a melhor resposta a essa condição foram dados de uma forma magistral que emocionou, inspirou e iluminou as mentes da audiência do Buddha. Por meio dessa manifestação, o Dhamma tornou-se completo.
Naquele dia, cinco ascetas um tanto ressentidos tornaram-se os primeiros discípulos bhikkhus do Buddha. Destes, aquele chamado Kondaññna tornou-se a primeira pessoa a realizar a Entrada na Correnteza, o nível inicial da iluminação. Com o aparecimento da Sangha convencional e nobre, a Sangha tornou-se completa.
Tendo em mente a auspiciosidade do dia, que todos possamos passá-lo da forma que melhor expresse nossa gratidão e apreço.
Comentários
Postar um comentário