As folhas nas mãos do Buddha — 07/09/2021

Um dia de outono, enquanto caminhava pela floresta com um grupo de discípulos, o Buddha abaixou-se e pegou um punhado de folhas. Ele virou-se para os monges com ele e disse que o número de coisas que um Buddha conhece é vasto, como o número de folhas no chão da floresta. No entanto, continuou, o número de coisas que ele ensina é muito menor, comparável ao número de folhas em suas mãos. Em algum outro lugar, disse que o único critério para a seleção que ele fez foi que o ensinamento deveria elucidar a natureza do sofrimento humano ou o caminho para sua cessação. 

Os discursos do Buddha representam as folhas nas mãos do Buddha. Podemos concluir que qualquer tópico encontrado nos suttas foi escolhido por ele pelo seu valor prático. Isso inclui os ensinamentos sobre o renascimento e os outros reinos do samsāra. Embora devamos admitir que não podemos provar a existência dos reinos celestiais ou infernais, devemos ter em mente que o Buddha, com sua grande sabedoria e compaixão, considerou importante que recebêssemos as informações que ele nos deu sobre eles com base na confiança ou como hipóteses de trabalho. 

O renascimento não é um dogma a ser aceito cegamente. É um referencial teórico para a compreensão de nossas vidas, que fornece as condições de suporte necessárias para um progresso consistente no caminho.

Comentários

Postagens mais visitadas