Trazendo à mente as vantagens da resiliência (khanti) — 16/10/2021

Resiliência /capacidade de aguentar/tolerância (khanti) foi elogiada pelo Buddha como a “incineradora suprema” das impurezas. Foi definida como a “coexistência pacífica com o desagradável”. Cultivamos melhor a resiliência quando vemos claramente seu valor e quando ela se torna uma importante meta intermediária para nós em nosso caminho de prática. 

Para conseguir isso, precisamos nos lembrar sempre do quão importante é a resiliência. Fazemos isso refletindo sobre os perigos de sua falta e das vantagens de sua presença. Nós nos perguntamos: “Que sofrimento causamos a nós mesmos e infligimos aos outros por causa da falta de resiliência? Que felicidade e benefício experimentamos em nossa vida como resultado da prática da resiliência? Quanto mais sofrimento nos aguarda no futuro se negligenciarmos o cultivo da resiliência? Quanto de nossa felicidade futura e progresso no caminho dependem disso?” 

Além disso, podemos nos lembrar de exemplos de falta de resiliência nos outros e todos os resultados infelizes que daí resultaram. Podemos trazer à mente exemplos de resiliência que nos inspiram. Gradualmente, o pensamento de resiliência passa a ocupar o primeiro plano em nossa mente e a exercer cada vez mais influência em nossa vida. Começamos a ver cada momento em que precisamos exercer a resiliência, não como uma experiência opressora ou deprimente, mas como uma parte essencial do caminho para a libertação.

Comentários

Postagens mais visitadas