Uma elevada benção da vida: ser aberto a feedback – 04/01/2022


Ser fácil de ser admoestado, fácil de conversar, genuinamente aberto a feedbacks bem-intencionados é uma virtude essencial que poucas pessoas desenvolvem. Mas sem ela temos dificuldades para fazer um progresso consistente, porque não somos muito bons em autoavaliação. Um exemplo mundano: foi demonstrado em muitos estudos que, embora as pessoas que realizam várias tarefas ao mesmo tempo achem que estão sendo mais produtivas, na verdade sua produtividade diminui tanto em quantidade quanto em qualidade. A principal razão para sua percepção equivocada é a falta de um grupo de controle ou medição externa objetiva para fornecer feedback. Outra razão é que fazer qualquer coisa muito nos incentiva a acreditar, independentemente de nosso desempenho real, que nos tornamos bons naquilo. Confundimos familiaridade com habilidade.

Os alunos medíocres muitas vezes superestimam suas habilidades porque não estão cientes de tudo o que ainda não sabem. Sua confiança depende de eles não buscarem fatos ou argumentos discordantes. Eles não aceitam feedback. Os bons alunos, por outro lado, focam no que ainda não sabem e ainda não dominam. Seu amor genuíno pelo aprendizado estimula a humildade e a abertura a feedback.

O Buddha ensinou que 'suvaca', ser fácil de ser admoestado, ser capaz de aceitar feedback com apreciação e graça, é uma das mais elevadas bênçãos da vida.

Comentários

Postagens mais visitadas