Māgha Pūjā – 15/02/2022

Na Tailândia, ainda existem muitos budistas vivos hoje que tiveram a sorte de participar de reuniões dos discípulos de Luang Boo Man. Ser capaz de prestar homenagem a uma Sangha incluindo talvez cinco ou seis, ou até mais arahants, é uma experiência maravilhosa; uma que essas pessoas sempre estimarão. Estar na presença daqueles que compreenderam plenamente a verdadeira profundidade dos ensinamentos acrescenta uma dimensão mais elevada à nossa fé no Dhamma.

Quarta-feira, 16 de fevereiro, é o dia de Māgha Pūjā. Este é o dia em que os budistas tailandeses celebram o que consideram ser o encontro mais incrível de seres humanos que já aconteceu. Neste dia, há mais de 2.500 anos, em um bambuzal no nordeste da Índia, não apenas cinco ou seis, mas 1.250 arahants se reuniram para receber instruções do Senhor Buddha. Convido você a parar de ler por um momento e tentar imaginar a cena.

Nesta ocasião, o Buddha fez um discurso chamado Ovāda Pātimokkha, um breve resumo dos princípios centrais de seu ensinamento. Era como um manual ou uma lista de verificação que esses arahants poderiam consultar ao vagarem pelo interior e estabelecerem suas próprias comunidades monásticas no futuro.

Na Tailândia, o Māgha Pujā é um dia para praticar a generosidade e seguir os oito preceitos. É um dia para entoar o Ovāda Pātimokkha e refletir sobre seu significado. É um dia de se comprometer novamente com sua prescrição mais básica:

Abandonar todas as ações contaminadas do corpo, fala e mente

Cultivar todas as ações saudáveis do corpo, fala e mente.

Purificar o coração.

Comentários

Postagens mais visitadas