É tudo uma questão de amor – 02/04/2022
Ontem, cheguei à Inglaterra e fui visitar meu único tio vivo. Ele tem 93 anos e sua mente ainda é muito brilhante. Apesar de morar sozinho, a casa de sua filha é visível de sua cozinha e ele tem muitos amigos. Todas as paredes de sua casa e todas as prateleiras estão cobertas de fotos da família. Ele diz que, contando netos, bisnetos e seus filhos, são 51 ao todo. Quando ele sai para passear e sua perna dói, ele lista seus nomes um a um. Isso tira sua mente da dor e mantém sua memória afiada.
A filha do meu tio pertence a um grupo cristão. Ele não se juntou a ele, mas uma vez por semana nos últimos dez anos ele participa de uma de suas reuniões. Ele diz que o que aprecia neste grupo é como eles estão se esforçando para levar uma vida de acordo com suas crenças e que eles se importam um com o outro. Ele disse que depois que sua esposa morreu, pensou que essas eram o tipo de pessoa que ele queria ter por perto. “No final”, ele disse simplesmente, “é tudo uma questão de amor”.
Dois dias atrás, meu tio fez uma pequena operação para remover um tumor no pescoço. Ele está esperando o resultado de uma biópsia e parece completamente imperturbável. Quando nos despedimos, ele disse com um sorriso: “Não tenho nada do que reclamar. Eu tive uma vida boa”.
Pelo resto do dia, a pureza de coração que se revelou lindamente durante nossa conversa foi meu objeto de meditação.
Comentários
Postar um comentário