O atrativo enganoso da raiva – 19/04/2022


Há algo na raiva que a faz parecer a reação mais apropriada a comportamentos ou eventos que são cruéis, cruelmente estúpidos ou estupidamente cruéis. A raiva parece ser uma emoção que nos oferece um combustível para manter a motivação para nos opormos à injustiça e à opressão. Parece ser a única alternativa para não afundar na submissão e no desespero. Sentir raiva é visto como a prova de que nos importamos.

Mas seja qual for sua causa, a raiva é sempre um erro. Ela está enraizada em uma visão equivocada de por que e como as coisas acontecem. Provoca ações que às vezes produzem ganhos de curto prazo, mas sempre levam a sérias perdas de longo prazo. A raiva corrói muito do que é bom dentro de nós.

A raiva nos empurra para a armadilha do pensamento “preto no branco”, alimenta as próprias ideias de “nós” e “eles”, que são as principais causas de qualquer conflito. Soluções duradouras para problemas complexos são encontradas por mentes livres de parcialidade e com clareza e paciência para compreender plenamente a rede de causas e condições que predominam. Uma mente raivosa é muito grosseira para contemplar qualquer coisa que não seja como infligir o máximo de dor ao inimigo atual.

Comentários

Postagens mais visitadas