O esforço correto no cultivo budista – 09/04/2022

O esforço correto é o sexto componente do Caminho Óctuplo. O Buddha o explicou como consistindo em:

(i) o esforço para evitar o surgimento de estados mentais prejudiciais ainda não surgidos,

(ii) o esforço para abandonar estados mentais prejudiciais surgidos,

(iii) o esforço para despertar estados mentais saudáveis ainda não surgidos,

(iv) o esforço para manter e aperfeiçoar estados mentais saudáveis surgidos.

 Na vida diária, devemos ser flexíveis e nos adaptar adequadamente aos desafios e oportunidades oferecidos por cada situação em que nos encontramos. Aqui, os estados mentais "saudáveis e prejudiciais" cobrem todo o espectro de virtudes e impurezas. Nosso esforço pode ser, por exemplo, evitar a raiva numa conversa difícil ou cultivar a linguagem correta.

Na prática da meditação, escolhemos nosso ambiente e o objeto de foco. Aqui “estados mentais prejudiciais” referem-se mais especificamente aos cinco obstáculos (nivārana) e “estados mentais saudáveis”, aos sete fatores de iluminação (bojjhanga).

 Esses quatro tipos de esforço resumem o cultivo budista. Eles constituem o princípio que unifica a prática formal da meditação e a prática na vida diária. Observando a prática em termos de esforço em vez de observá-la pela sua forma externa, podemos encontrar uma continuidade subjacente no aparente abismo entre o que fazemos durante nossas sessões de meditação e o que fazemos durante o resto do dia.



Comentários

Postagens mais visitadas