Kamma antigo – lidando com nossas reações padrão - 03/05/2022
Todo ato de kamma (ação volitiva), não importa o quão insignificante, tem consequências para nosso bem-estar físico, moral e espiritual. Kamma prejudicial, motivado por impurezas, leva a um aumento do sofrimento. O kamma saudável, motivado pela virtude, leva à diminuição do sofrimento e, por fim, à liberação. Criamos quem somos no momento presente e no futuro com o kamma que criamos.
Os resultados do kamma que criamos no passado, tanto nesta vida quanto em vidas anteriores, são chamados de 'vipāka'. Ele é, muitas vezes, informalmente referido como kamma ‘antigo’. O Buddha refutou fortemente a ideia de que nossas vidas são determinadas pelo kamma antigo. Vipāka não é sorte ou destino. Se fosse, não poderia haver caminho óctuplo, nem libertação, nem budismo. O kamma antigo não determina nossas vidas, mas, até que realizemos os frutos da prática do Dhamma, ele a condiciona em um grau ou outro.
O kamma antigo pode ser visto claramente em nossas reações padrão. As pessoas que alimentam sua raiva, por exemplo, experienciarão a raiva como reação automática a certos gatilhos. Substituir uma reação automática de raiva por uma resposta atenta (com sati) e livre de raiva não é fácil. É preciso tempo, paciência e esforço consistente. Mas isto pode ser feito. Eventualmente, todos os obstáculos cármicos podem ser transcendidos através do treinamento budista. Essa convicção é central para nossa fé na Joia Tríplice.
Comentários
Postar um comentário