Bem-querer e equanimidade – Ajahn Jayasaro – 11/10/2022


Dado que tantas criaturas são carnívoras, há uma certa contradição em desejar que todos os seres sejam felizes. Se, por exemplo, todos os pássaros forem felizes hoje, então muitos vermes e peixes ficarão muito infelizes. Na verdade, eles vão estar mortos. Mas se todos os vermes e peixes estiverem felizes, haverá muitos pássaros infelizes. Os céus estarão cheios deles, ficando cada vez mais magros, até caírem de exaustão.

O ponto aqui é não ser muito rigorosamente lógico. É para nos lembrar que mettā não pode ter limites. Não pode haver ninguém, nenhuma criatura, nem mesmo um monstro, que esteja fora do alcance de nossa bondade. Isso é possível porque mettā não é fraca ou cega para as falhas dos seres. Ela é cultivada junto com a equanimidade que surge da contemplação da lei de Kamma. Se, no entanto, sentimos bem-querer por todos os seres, menos por… então ainda não sabemos o que mettā realmente significa.

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