Mudando de perspectiva em relação ao anseio – Ajahn Jayasaro – 01/10/2022


Em 1977, um vídeo notável foi lançado. Chamava-se “Powers of Ten” (As potências de dez). Nele, a vista aérea de um casal fazendo piquenique em um parque de Chicago começa a retroceder por fatores de dez: 10m, 100m, 100km… até finalmente parar a 100 milhões de anos-luz da Terra. Então, a câmera volta a se aproximar do casal, entra na mão do homem e continua se aproximando por fatores de menos dez até chegar a 10 elevado a 16, momento em que revela quarks em um átomo de carbono. Este vídeo dá a apresentação mais dramática imaginável de como uma mudança de perspectiva pode trazer uma mudança imediata e radical em como nos sentimos sobre nós mesmos e o mundo em que vivemos.

A natureza do anseio é fazer com que o objeto do anseio pareça muito real, importante, necessário e certo para nós. Quando aparece na mente, o anseio exige nossa atenção sem demora. O anseio geralmente é forte demais para que o superemos com força de vontade. O que podemos fazer é mudar a perspectiva, enfrentá-lo no contexto de nossos valores morais e aspirações espirituais. Se imaginarmos o anseio como um ogro intimidador, podemos mudar nosso foco nele de “retrato” para “panorama”. Fazendo isso, tomamos consciência dos significados, implicações, consequências de seguir o anseio. Ele perde seu poder sobre nós. Não é fácil de forma alguma, mas é possível com a prática regular.
Não temos que ficar frente a frente com o anseio enquanto ele grita em nossa cara e sussurra em nossos ouvidos. Podemos estar cientes do espaço ao seu redor. Podemos até aprender a desviar a atenção do anseio por fatores de dez, até que ele seja uma mera alfinetada no coração.

Comentários

Postagens mais visitadas