Técnicas de balanço – Ajahn Jayasaro – 19/11/2022


Quando os monges da floresta compartilham histórias com uma caneca de chá à noite, anedotas de mestres severos são sempre apreciadas. Histórias engraçadas também caem bem. Hoje, gostaria de compartilhar com vocês uma história bem-humorada que apresenta um desses mestres severos e um aluno esforçado. Esse aluno é cheio de fé, mas cai no sono toda vez que pratica meditação sentado. O mestre dá ao aluno vários meios hábeis para lidar com o problema, mas nenhum funciona. Poucos minutos depois de fechar os olhos, a parte superior do corpo do aluno balança para a frente até sua testa quase tocar o chão. Seu corpo volta à vertical por alguns segundos e então balança para a frente novamente. Isso acontece repetidamente. Tudo o que ele obtém da meditação são alguns alongamentos de ioga.

Finalmente, o mestre apresenta ao aluno um remédio drástico. Ele diz ao aluno para ir meditar na beira do penhasco próximo, olhando para o vazio. Se nada mais ajuda, então o medo instintivo da morte é tudo o que resta. É claro que o aluno tem duas opções: ficar curado ou se balançar sobre a beira do precipício.

Na manhã seguinte, o aluno presta seus respeitos ao mestre. O mestre diz com voz gentil: “Então, você está curado, finalmente”. “Não, mestre”, diz o aluno envergonhado. Ele explica: “Depois de ficar sentado por um tempo comecei a ficar sonolento, e então aconteceu isso”. Para demonstrar, o aluno senta de pernas cruzadas e faz mímica para o mestre de como começou a balançar, não para frente, mas para trás, repetidamente.

Comentários

Postagens mais visitadas