A verdade e o bem-querer em nossa fala - Ajahn Jayasaro 24/12/2022
Abster-se de contar mentiras ou deturpar a verdade é uma prática poderosa do Dhamma. Requer uma presença mental aguda e constante. Tem um forte efeito purificador na mente. Seu poder reside na maneira como expõe as impurezas que são desencadeadas durante as conversas. Ao determinarmos cuidar da verdade e defendê-la – aconteça o que acontecer – somos capazes de reconhecer e deixar de lado os medos e desejos, as inseguranças e o orgulho que estão por trás de nossas pequenas inverdades ou meias-verdades.
Mas uma abordagem intransigente até mesmo com as mentiras “brancas” não leva a um estilo de fala áspero e insensível; o compromisso com a verdade não é o único princípio a se ter em conta enquanto falamos. O Buddha também ensinou que nossa fala deve ser benéfica, apropriada ao tempo e lugar, gentil e educada.
O amor à verdade enobrece a mente. Expressar esse amor em nossa fala com habilidade e sensibilidade é um presente maravilhoso que podemos oferecer a todos aqueles que nos cercam, todos os dias do ano.
Comentários
Postar um comentário