As limitações da felicidade condicionada – 30/05/2023
"Dukkha", a primeira das Quatro Nobres Verdades é geralmente traduzida como "sofrimento". Mas no caminho da prática, uma maneira mais útil de entender esse termo-chave pode ser "ausência de verdadeira felicidade". Esta tradução é apoiada pela referência do Buddha a Nibbāna, a cessação de dukkha, como "paramam sukham" ou "felicidade suprema".
Olhar para dukkha como sofrimento e considerar nossa prática como um caminho que conduz para fora do sofrimento muitas vezes pode levar a problemas de motivação. Pode ser difícil despertar um senso de urgência quando estamos experimentando estados mentais saudáveis. Eles são prazerosos e edificantes: é contraintuitivo vê-los como sofrimento.
Fica muito mais fácil entender por que os primeiros frutos da prática do Dhamma podem nos impedir de alcançar o fruto mais elevado. Ainda podemos apreciar a beleza de estados mentais saudáveis. Mas, ao mesmo tempo, podemos reconhecer que a alegria da salubridade é apenas um reflexo pálido da felicidade suprema de Nibbāna.
Podemos reconhecer as limitações inerentes à felicidade condicionada, mesmo a mais pura, e usá-la como estímulo para novos esforços. Fazer isso, disse o Buddha uma vez, foi um fator chave para sua própria iluminação.
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