Sati no fluxo não-tão-contínuo dos pensamentos – 06/05/2023

 

Pode parecer que há um fluxo contínuo de pensamentos em nossas mentes ao longo do dia, mas é realmente assim? Não há lacunas? Dê uma olhada. Na minha opinião há, de fato, minhas muitas lacunas, mas habitualmente as ignoramos. Por quê? Esses pequenos silêncios mundanos da mente não são interessantes o suficiente para chamar nossa atenção: são sempre os mesmos, não se relacionam com nada fora deles mesmos. E assim tendemos a nos precipitar para a próxima memória, plano, julgamento, fantasia, devaneio.

Mas se essas pequenas lacunas no ruído interior são objeto de presença mental (sati), elas começam a aumentar e se alongar. A consciência de todas as coisas na mente – todo o conteúdo, útil ou sem valor – muda. Vemos mais claramente como os fenômenos mentais são simplesmente eventos. Eles surgem e desaparecem. Não nos identificamos tanto com eles porque os vemos em um novo contexto. Tornamo-nos mais livres.

Em um dos meus ensinamentos favoritos de Ajahn Chah, ele disse que não é necessário lutar com pensamentos. Isso seria como andar em linha reta por uma rua movimentada e tentar afastar todos em seu caminho. Ele dizia que fazia mais sentido caminhar por entre os pedestres que se aproximavam. Da mesma forma, navegamos entre os pensamentos em nossa mente, movendo-nos pelas lacunas entre eles.

Comentários

Postagens mais visitadas