Perguntas Transformadoras - 24/06/2023
Aqui está uma tarefa mental muito direta: durante um minuto inteiro, esteja continuamente consciente, enquanto inspira, de que você está inspirando, e enquanto expira, de que você está expirando. Quase todo mundo acha essa tarefa extremamente difícil. Mas por que isso?
Por que você não consegue simplesmente pensar nas coisas em que quer pensar e não pensar nas coisas em que não quer pensar? Você pode decidir manter suas mãos imóveis em seu colo e ser capaz de fazer isso. Por que não consegue simplesmente decidir aquietar sua mente e mantê-la assim? Por que não consegue nem mesmo ter certeza de qual será seu próximo pensamento?
Perguntas como essas têm implicações importantes. Considere o papel que seus pontos de vista, opiniões e crenças desempenham em seu senso de quem você é. Esses pontos de vista, opiniões e crenças podem parecer sólidos e substanciais, alicerces de sua personalidade e identidade. Mas o material mental de que são compostos é pensamento. E pensamento é o oposto de sólido e substancial. Esta é uma das razões pelas quais a meditação budista pode ser tão transformadora. Ela faz você questionar tudo o que lhe é mais querido. Incluindo o próprio EU que está fazendo as perguntas.
Se você for abençoado com pelo menos um bom amigo, se encontrar alegria na generosidade e na bondade, se tiver limites morais claros, poderá assimilar as descobertas feitas durante a meditação. Elas não te enchem de medo: elas parecem um peso enorme caindo de seus ombros.
Comentários
Postar um comentário