As três características em uma - 15/07/2023
Na Tradição da Floresta da Tailândia, os professores costumam evitar usar termos técnicos e tentam ensinar o Dhamma com uma linguagem simples e pé no chão. Às vezes, eles adotam uma palavra ou frase cotidiana para encapsular um ensinamento fundamental de um modo inovador. Eles a usam continuamente por um certo período e, quando fica batida, eles procuram uma nova.
Nos últimos anos de sua carreira de professor, Ajahn Chah tinha muito apreço pela palavra “mainé” (ไม่แน่). O significado literal dessa palavra é “incerto”. Aplicada a eventos futuros, ela pode ser traduzida como “talvez/talvez não”. Aplicada à experiência presente, ela aponta para a instabilidade inerente dos fenômenos condicionados.
Ao enfatizar a imprevisibilidade de todas as coisas, internas e externas, Ajahn Chah introduziu uma nova perspectiva à contemplação da impermanência, que incluía uma referência às outras duas características universais. Todas as coisas que surgem, cessam, e exatamente como e quando elas o fazem é inerentemente imprevisível. É “mainé”. Não há uma divindade mestra no controle da existência, apenas uma rede vasta e inimaginavelmente complexa de causas e condições. Nenhum constituinte dessa rede pode fornecer um refúgio garantido. A simples palavra “mainé” inclui em si mesma aniccā, dukkha e anattā.
Comentários
Postar um comentário