Liderança exemplar - 18/07/2023


Um dos pontos fortes da ordem monástica (Sangha) é que seu Código Disciplinar (Vinaya) não permite nenhuma isenção. Por mais sênior que um monge seja, não importa o quão libertado, ele ainda deve observar todas as mesmas regras que observava quando se tornou um monge. Grande importância é dada à liderança pelo exemplo dos anciãos. Essa tradição remonta ao próprio Buddha.

Em uma ocasião, durante uma ronda de inspeção dos alojamentos do mosteiro, o Buddha e seu atendente, o Venerável Ananda, se depararam com um monge sofrendo de disenteria. O monge estava deitado no chão sujo de urina e excremento. Quando o Buddha perguntou por que nenhum de seus companheiros estava cuidando dele, o monge respondeu: “Por que eu não faço nada para a Sangha”. O Buddha deu instruções ao Venerável Ananda para buscar um pouco de água. Em seguida, ele e Ananda limparam o corpo do monge antes de colocá-lo em sua cama.

Mais tarde, o Buddha se dirigiu à Sangha residente: “Monges, vocês não têm uma mãe nem um pai que possam cuidar de vocês. Se vocês não cuidarem um do outro, quem cuidará de vocês? Monges, aquele que cuidaria de mim deveria cuidar dos enfermos”. Assim, o Buddha demonstrou sua própria disposição de limpar urina e excremento do corpo de um monge enfermo. Ele também deixou claro que tais cuidados e compaixão deveriam ser demonstrados a todos os monges sem exceção. Mesmo àqueles que podem parecer não merecê-los.

Comentários

Postagens mais visitadas