Mettā de dentro para fora - 08/07/2023
As técnicas de meditação de mettā começam do fácil e prosseguem gradualmente até o difícil e desafiador. O meditador começa, por exemplo, irradiando mettā para si mesmo, em seguida, para pessoas que respeita e ama, depois, para pessoas pelas quais não tem nenhum sentimento particular. Apenas quando a mente tiver sido fortalecida dessa forma que ele se volta àqueles por quem sente raiva ou ressentimento.
Professores de meditação no Ocidente frequentemente comentam que, enquanto o próprio meditador pode ser visto como um ponto de partida óbvio para mettā em culturas budistas, este não é o caso ente os seus estudantes. Muitos meditadores falam de uma autoaversão debilitante e de sentimentos de indignidade. Em tais circunstâncias, uma boa alternativa poderia ser transmitir mettā a um gato ou um cãozinho.
Aqui está um outro método: não importa o quão negativas as pessoas sejam consigo mesmas, é raro encontrar alguém que tenha aversão aos seus próprios órgãos físicos. Então é aí que você começa. “Que os meus olhos estejam bem! Que eles fiquem livres de cataratas e glaucoma. Que eles nunca fiquem cegos. Que os meus ouvidos estejam bem! Que eles nunca fiquem surdos. Que os meus dentes estejam bem! Que minha coluna esteja bem! Que os meus pulmões estejam bem! Que os meus rins estejam bem!”
Você pode percorrer o corpo todo. Sem pressa.
O corpo e a mente estão intimamente conectados. Quando mettā é irradiada para as diversas partes do corpo, ela não se restringe ao corpo. Ela lentamente permeia os sentimentos que meditadores têm em relação às suas vidas como um todo e a quem eles são. Mettā por si mesmo se torna natural e normal.
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