O valor dos comentários de bons amigos - 29/08/2023

Como alunos do Dhamma, nós precisamos de bons amigos. Precisamos de companheirismo no caminho e precisamos de pessoas com sabedoria e integridade em nossas vidas que estão dispostas a nos revelar nossos pontos cegos e preconceitos. Pois, se não conseguirmos ver nossas impurezas mentais, então como iremos abandoná-las? O Buddha nos ensinou a considerar as pessoas sábias que nos fazem comentários úteis - mesmo quando forem dolorosos - como grandes benfeitores.

Um domador de cavalos uma vez contou ao Buddha que, quando ele encontrava um cavalo indomável, ele o matava. Ele perguntou o que o Buddha faria com um ser humano indomável. O Buddha chocou o domador de cavalos ao responder: “O mesmo que você. Eu iria matá-lo.” Depois, o Buddha explicou que matar alguém significava parar de ensiná-lo.

É uma lição importante. Nossos bons amigos não têm a paciência de um Buddha. Se nos tornarmos difíceis de ser abordados, eles acabarão parando de nos dizer as coisas que precisamos ouvir.

Para nos ajudar a ser mais abertos a comentários de um bom amigo, devemos simplesmente lembrar que as palavras dele não são um julgamento de quem somos. Elas são informações sobre como uma pessoa que acreditamos ser bem-intencionada e perspicaz interpreta nossas ações e fala.

Comentários

Postagens mais visitadas