Investigando o sofrimento por trás das palavras - 19/09/2023

Palavras podem simplesmente ser sopros de ar saindo de uma boca, mas algumas frases - "Eu te amo!", "Eu te odeio e desprezo!", por exemplo - têm o poder de detonar uma explosão de emoção em nossos corações. Muitas palavras, no entanto, parecem tão brandas que dificilmente as percebemos. Isso é um erro. Essas palavras geralmente trazem consigo ideias não examinadas sobre nós mesmos e o mundo que podem nos causar dificuldades desnecessárias. Pegue as palavras "deveria" e "não deveria". O que elas significam exatamente? Por que ficamos tão incomodados quando pessoas ou coisas não são como achamos que elas deveriam ser?

Escondida na palavra "deveria" está a palavra "se". Observar as frases contendo "deveria" e perguntar que frases contendo "se" são implicadas por elas pode esclarecer o assunto de um modo que acalma a nossa mente.

"Você deveria..." pode estar baseado na ideia de que o sucesso em determinada empreitada depende de comportamentos específicos. Por exemplo: "Se você quer ficar saudável, você deveria tomar cuidado com os alimentos que come." Isso é simples. Um pouco mais complexas são ideias como: "Se você fizer um compromisso, você deveria honrá-lo." Mais problemáticos são pensamentos como: "Se você me amasse de verdade, você sempre faria o que eu quero que você faça." Uma causa comum de sofrimento é confundir o que queremos com o que é objetivamente certo e o que não queremos com o que é errado. Em tais casos, "você não deveria..." pode significar nada mais do que "eu não quero que você faça". 
 

Comentários

Postagens mais visitadas