Sabedoria e esforço: companheiros inseparáveis de sati - 02/09/2023

A presença mental (sati) nunca é praticada como uma virtude única e isolada e nunca se restringe a uma consciência meramente passiva. Sabedoria e esforço são duas das qualidades fundamentais que devem acompanhá-la. Essas duas qualidades têm uma variedade de nomes em pāli, dependendo do contexto e da função. Na prática de satipatthāna, elas são referidas como sampajaññā (geralmente traduzida para o inglês como “clear comprehension” [compreensão clara]) e ātāpi (“ardency” [diligência]).

No Satipatthāna Sutta (MN 10), o Buddha ensina que ao reconhecer (com sampajaññā) “cobiça e ganância pelo mundo” como fatores mentais maléficos e ao fazer o esforço (ātāpi) para abandoná-los, os meditadores são capazes de contemplar o corpo, as sensações, a mente e os objetos mentais efetivamente.

Em outros lugares, esses dois fatores relacionados são referidos como visão correta e esforço correto. No Mahācattarisaka Sutta (MN 117), a presença mental correta (sammā-sati) é definida em termos do Caminho Óctuplo. Visão correta é explicada como compreender a distinção entre visão correta e visão incorreta, intenção correta e intenção incorreta, etc. Esforço correto é explicado como o esforço para abandonar os oito fatores “incorretos” e cultivar os oito fatores “corretos”. Já a presença mental correta (sammā-sati) é definida como a prática de “abandonar conscientemente os oito fatores ‘incorretos’” e de “adentrar e permanecer conscientemente nos oito fatores ‘corretos’”.

Comentários

Postagens mais visitadas