Só uma exceção... - 24/10/2023

 

Um parente idoso meu era um homem bondoso e generoso, mas, de vez em quando, ele expressava opiniões racistas. Isso não era incomum na Inglaterra cinquenta anos atrás entre as pessoas de sua geração e cor de pele. Um dia, meu parente fez um comentário desdenhoso sobre os indianos. Eu não consegui deixar para lá. Lembrei a ele do seu médico. Meu parente vivia numa vila pequena numa área rural. Seu médico era o único indiano que ele conheceu pessoalmente e alguém que ele tinha na mais alta consideração. "Bem, é verdade", concedeu o meu parente, "mas ele é uma exceção".

A ideia  de uma exceção especial é uma que as pessoas também aplicam ao seu próprio comportamento. É comum que pessoas famosas que foram presas por alguma infração insistam: "Esse não é quem eu sou". Em outras palavras, sua conduta criminal é apenas um escorregão - uma pequena exceção a uma existência mais autêntica e irrepreensível.

Pode haver circunstâncias incomuns nas quais uma interpretação mais relaxada de regras relevantes sejam apropriadas. Mas geralmente usamos esse princípio para tentar nos esquivar da responsabilidade total por nossas ações. Muitas pessoas adotam e projetam uma ideia de si mesmas que as agrada. Mas elas acham difícil manter um comportamento que seja consistente com essa ideia. Elas tentam justificar seus desvios simplesmente como exceções insignificantes de curto prazo, de caso especial. Infelizmente para elas, a lei do kamma é cega a tal sofismo. Nossas vidas podem ser radicalmente mudadas pelas exceções que fazemos aos nossos padrões, como também pelos próprios padrões. 

Comentários

Postagens mais visitadas