Tendo em mente sati no dia a dia - 07/10/2023

Uma função fundamental da presença mental (sati) é “ter mente” ou não esquecer. Durante a meditação, nossa tarefa principal é ter em mente o objeto de meditação, sem distrações. Mas, na vida diária, as coisas que escolhemos ter em mente devem variar dependendo do contexto. No banheiro, por exemplo, podemos tornar a presença mental (sati) voltada ao corpo a nossa prática, tendo em mente uma ou mais das 32 partes do corpo. Numa conversa, podemos tentar ter em mente os princípios da fala correta, acima de tudo, que as nossas palavras sejam verdadeiras.

Também podemos tornar o esforço de sermos bondosos em circunstâncias difíceis um objeto da presença mental (sati). E podemos tornar a bondade dos outros um objeto da presença mental (sati). Isso significa estar atento ao longo do dia a atos de bondade. Quanto mais o fizermos, mais iremos nos tornar sensíveis a tais atos e mais alegria experienciaremos.

Ajahn Chah recomendava a percepção da impermanência ou da incerteza que ela incute como um objeto da presença mental (sati) na vida diária. Ao nos dedicarmos a ter em mente essa percepção ao longo do dia, nós nos tornamos cada vez mais acostumados a ver nossa experiência através de sua lente. Nossa faculdade da sabedoria se fortalece constantemente.
 

Comentários

Postagens mais visitadas