As armadilhas da ganância - 28/11/2023

Muitas pessoas perguntam aos monges como se libertar da raiva. Muito poucas perguntam como se libertar da ganância. Ver o perigo da ganância e aprender como se libertar dela é um elemento essencial à prática do Dhamma que é muitas vezes negligenciado.

A ganância vê prazer em coisas que levam à prisão. Ela prende os seres ao ciclo do renascimento.

A ganância é comparada a uma trepadeira. Ela estrangula suas vítimas assim como uma trepadeira estrangula uma árvore.

A ganância é difícil de abandonar ou até mesmo de se querer abandonar. Ela é como uma tintura que é extremamente difícil de remover de um tecido.

A ganância fica grudada na mente assim como uma carne jogada numa panela quente.

A ganância leva aos reinos inferiores assim como um rio de fortes corredeiras leva ao grande oceano.

A ganância se agarra à mente como o piche de macaco fica grudado na pele. Para ilustrar esse último tópico, o Buddha certa vez relatou como o piche de macaco era usado por caçadores para capturar macacos.

"Um macaco ganancioso e tolo se aproxima do piche de macaco e o toca com uma de suas patas. A pata fica grudada no piche de macaco. Então, pensando: "Vou soltar minha pata", ele a segura com a outra pata, mas esta também se gruda. Então, ele tenta usar um de seus pés para soltar ambas as patas e este também fica grudado. Ele tenta soltar ambas as patas e o pé com seu outro pé e também este fica grudado. Finalmente, ele tenta usar sua boca para soltar ambas as patas e ambos os pés. E ela também fica grudada.

Assim, esse macaco, preso de cinco maneiras, se deita e uiva. Ele encontrou a calamidade e o desastre e o caçador pode fazer com ele o que quiser." (SN 47.7)
 

Comentários

Postagens mais visitadas