Elogios aos leigos - 25/11/2023
Os ensinamentos do Buddha não focam apenas no caminho direto para a libertação. Muitos discursos lidam com como viver uma vida hábil e produtiva em sociedade.
Em uma ocasião, o Buddha falou de quatro motivos para elogios aos leigos:
"Eles buscam riqueza licitamente, sem causar danos" - esse é o primeiro motivo pelo qual eles podem ser elogiados.
"Eles se alegram e se contentam" - esse é o segundo motivo pelo qual eles podem ser elogiados.
"Eles compartilham sua riqueza e realizam atos meritórios" - esse é o terceiro motivo pelo qual eles podem ser elogiados.
"Eles usam sua riqueza sem ficarem presos a ela, sem fascínio por ela, sem estarem cegamente absorvidos nela, vendo o perigo nela, compreendendo a escapatória" - esse é o quarto motivo pelo qual eles podem ser elogiados. Assim, aqueles que desfrutam de prazeres sensoriais podem ser elogiados por esses quatro motivos.
Rasiya Sutta SN 42.12
Em tais discursos, o Buddha não aliena sua audiência defendendo uma austeridade que parecerá muito ameaçadora para ser aceita. Ele propõe as ideias da honestidade, integridade, generosidade como critérios para um leigo manter. É na quarta cláusula que ele introduz a ideia de desapego e independência interna em relação aos anseios sensoriais como a perspectiva distintamente budista. Assim, ele fornece um desafio e semeia as sementes da transformação espiritual.
Comentários
Postar um comentário