A suprema destruidora das impurezas – 24/02/2024

 

Na primeira lua cheia de fevereiro (Māgha) após sua iluminação, o Buddha transmitiu um discurso para 1.250 arahants. Esse discurso, conhecido como Ovāda Pātimokkha, resume os princípios básicos do Buddhadhamma, e assim fornece à sua audiência um tipo de checklist. Muitos dos arahants logo partiriam para propagar o Dhamma em diferentes partes da Índia. A recitação regular do Ovāda Pātimokkha assegurou uma harmonia básica entre as diferentes expressões do Dhamma que se desenvolveram.

De forma interessante, de todas as virtudes que o Buddha poderia escolher como a "suprema incineradora" das impurezas, ele destacou a resiliência (Khanti). Permitir que o desagradável inevitavelmente seja o que é, sem lutar para destruí-lo ou para se livrar dele ou o controlar é muito difícil. Evitar que a mente se torne raivosa, ansiosa ou deprimida quando experiencia o desagradável é ainda mais duro. Mas não há alternativa. É somente com o apoio da resiliência que outras virtudes necessárias ao caminho podem florescer.

Khanti pode ser alcançada criando um espaço entre a mente e o objeto do desconforto. Fazemos isso investigando como a mente e o desconforto não são a mesma coisa. Quando vemos isso mais claramente, não parece mais que estamos em um banheiro com uma cobra venenosa. A cobra permanece, mas agora compartilhamos um grande salão arejado.

 

Comentários

Postagens mais visitadas