Auxílios para a contemplação do corpo - 23/03/2024

Nos salões de Dhamma de muitos mosteiros tailandeses da floresta, um esqueleto humano fica em exposição. Isso funciona como um memento mori (um momento "lembre-se da morte") e como um auxílio de visualização para meditadores praticando a contemplação do corpo. Numa certa ocasião, visitantes de Bangkok ficaram chocados ao encarar os esqueletos de Wat Pa Pong, frente a frente. Um sorridente Ajahn Chah perguntou a eles se eles percebiam ou não que cada um deles carregava uma dessas coisas assustadoras por todos os lugares onde iam.

Na prática do Dhamma, examinamos a natureza do corpo para eliminar todas as falsas crenças e suposições às quais nos agarramos e que nos causam tanto sofrimento desnecessário. Na meditação caminhando, cada vez que o calcanhar entra em contato com o chão, podemos observar as sensações surgindo do osso do calcanhar, passando através dos ossos das pernas à coluna e finalmente ao crânio. A palavra páli para osso, "otthi", pode ser usada como um mantra para ajudar a manter o foco. 

Uma atenção firme no esqueleto, nos ossos como ossos, sem se identificar com eles como "eu" ou "meus ossos" purifica a mente. Cria uma fundação para a realização libertadora das três características da existência: anicca, dukkha, anattā.


Comentários

Postagens mais visitadas