Sati em vedanā – 19/03/2024

O que é vedanā? Vedanā é usualmente traduzido como “feeling” (em português, traduzimos vedanā como sensação). Mas a palavra feeling é utilizada de mais de uma forma, ao empregá-la num contexto é tão possível observar seu significado quanto revelá-lo. Por exemplo, quando dizemos “eu me sinto excitado” (I feel excited), ou “eu me sinto ansioso” (I feel anxious) ou “eu sinto uma sensação” (I feel a sensation), estamos usando “feel” para significar “experiência”. “Eu me sinto excitado” significa “estou experienciando excitação”. Mas vedanā não significa experiência. Vedanā se refere ao tom da experiência: positivo, negativo ou neutro; agradável, desagradável ou nenhum dos dois.

Podemos também criar uma analogia com o sabor. Suponha que há somente três sabores: doce, amargo e suave. Cada vez que alguém come algo, registra aquilo como tendo um desses três sabores. De forma similar, na prática de sati em vedanā, podemos tentar ver a experiência presente nesses mesmos termos: doce, amarga ou suave.

Pode ser difícil às vezes distinguir entre levemente doce, levemente amargo ou suave. Isso não é importante. O desafio é estar ciente do sabor da experiência como ela se manifesta – isto é assim – em vez de a categorizar. Outras questões úteis que nos ajudam a melhorar nossa consciência de vedanā é “eu quero que isso continue?” “Eu quero que isso desapareça?” Ou “eu não me importo de qualquer maneira?”

Comentários

Postagens mais visitadas