O portão de entrada de todos os Buddhas - 29/06/2024

Em uma ocasião, o Venerável Sāriputta proclamou que não havia nenhum outro professor no passado, no presente ou no futuro cuja sabedoria pudesse exceder a do Buddha. O Buddha respondeu perguntando ao Venerável Sāriputta o embasamento no qual ele fazia tal "declaração grandiosa e dramática". Ele compreendia as mentes dos Buddhas do passado e do futuro? Ele compreendia a mente do Buddha sentado em sua frente? O Venerável Sāriputta concedeu que não conseguia compreender as mentes dos Buddhas. Mesmo assim, ele manteve sua declaração e ofereceu uma analogia para explicar por que a sabedoria do Buddha poderia ser igualada, mas jamais superada.

"Suponha que houvesse uma capital de um rei com uma forte muralha construída ao redor, com um caminho de patrulha e um único portão. Ela também conta com um sentinela que é sábio, experiente e esperto. Ele mantém os estranhos fora e deixa os conhecidos entrarem. Ao percorrer o caminho de patrulha, ele não vê um único buraco ou rachadura na muralha, nem mesmo um do tamanho suficiente para um gato entrar. Ele pensaria: 'Quaisquer criaturas de tamanho considerável que entrarem ou saírem da cidade, todas elas devem fazê-lo por esse portão.'

Da mesma forma, Senhor, eu compreendo por inferência do Dhamma: 'Todos os Buddhas perfeitamente iluminados - sejam do passado, presente ou futuro: 

abandonaram os cinco obstáculos, impurezas da mente que enfraquecem a sabedoria.

Suas mentes estão firmemente estabelecidas nos quatro fundamentos da presença mental (sati).

Eles desenvolveram corretamente os sete fatores do despertar.

Como consequência disso, eles alcançam a iluminação suprema. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas