Asalhā Pūjā e o Caminho do Meio - 20/07/2024

Hoje é Asalhā Pūjā, o dia em que comemoramos o ensinamento do Dhammacakkappavattana Sutta do Buddha, seu primeiro discurso, aquele que "pôs em movimento a roda do Dhamma".

Neste discurso, o Buddha apresenta as Quatro Nobres Verdades, seu ensinamento fundamental, não como uma filosofia, mas como uma convocação para ação. Ele diz que devemos procurar compreender dukkha completamente, a natureza insatisfatória da existência não iluminada. Devemos procurar abandonar os anseios (taṇhā) que sustêm essa insatisfatoriedade. Devemos procurar realizar a libertação que surge com a cessação de dukkha. Devemos cultivar o Caminho Óctuplo como o meio de alcançar esses objetivos.

Neste discurso, o Buddha também descreve seus ensinamentos como um caminho do meio entre a busca por prazeres sensoriais e o asceticismo equivocado. Com isso, ele não quis dizer que o caminho do meio é equidistante entre esses dois extremos. Ele é muito mais próximo do asceticismo do que da sensualidade. Só podemos entender a ligação entre anseio (taṇhā) e sofrimento indo contra a corrente do anseio. Isso inevitavelmente acarretará uma certa quantidade de desconforto, mas vale a pena. Certas práticas ascéticas criteriosas, inteligentes e objetivas podem trazer avanços no nosso cultivo do Dhamma.    

Comentários

Postagens mais visitadas