Como são criadas as memórias - 13/07/2024

Não há um termo único na língua pāli para a memória. As funções da mente que constituem o que chamamos de memória são divididas em saññā (percepção) e sati (presença mental).

Saññā registra as coisas na memória por meio de palavras, nomes, imagens e rótulos. Uma analogia pode ser feita com a coleta e o armazenamento de dados. Saññā se manifesta como um reconhecimento. Quando reconhecemos um objeto visível como uma árvore ou um objeto auditivo como a canção de um pássaro, é saññā que está em funcionamento. É um processo natural, independente da intenção.

Presença mental não ocorre por conta própria. Ela é sempre acompanhada pela intenção. Sati é uma recordação ativa. Sati traz dados coletados por saññā ao momento presente para um propósito específico e os mantém aqui enquanto for necessário. Sati traz à mente e mantém em mente.

Quando não conseguimos nos lembrar de algo pode ser por uma falha de sati. É mais provável que a saññā que sati precisa recuperar não foi criada de início. Se você não consegue se recordar onde estão seus óculos, é provavelmente porque, quando você os tirou, sua mente estava distraída e nenhuma saññā clara foi produzida. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas