Compreendendo as inúmeras percepções meditativas - 06/08/2024

Quando era um monge jovem, Ajahn Chah chegou a um impasse em sua meditação. Por repetidas vezes, ele se percebia de pé numa ponte truncada sem ter como avançar. Ele decidiu procurar conselhos de Ajahn Wang, um discípulo de Ajahn Mun. Ajahn Wang o contou que as percepções que podem ocorrer durante a meditação são inúmeras. Ele próprio já havia experienciado seu corpo afundando no chão, depois subindo no ar e explodindo. Ele disse que parecia completamente real. Ele tinha sido capaz de ver, muito vividamente, seus intestinos pendurados nos troncos de uma árvore próxima.

Ajahn Wang disse: "Qualquer forma que tome, apenas mantenha-se firme. Esteja ciente da percepção apenas como uma percepção. Se você fizer isso, a questão será resolvida. A percepção mudará por conta própria, sem necessidade de aplicar força. Concentre sua consciência e a percepção mudará por conta própria."

Meditadores podem experienciar todo tipo de fenômenos incomuns durante a meditação. O erro mais comum é se relacionar a eles com medo, dúvida ou fascínio. A prática mais sábia é simplesmente se manter firme e estar ciente: "percepção de um membro desaparecendo", "percepção de não respirar", etc. Seja qual for a percepção, compreenda a percepção como percepção com uma mente estável e equânime.


 

Comentários

Postagens mais visitadas