Maneiras de falar sobre defeitos próprios e alheios - 20/08/2024

 

Algumas pessoas revelam os defeitos dos outros sem que lhe perguntem, quanto mais quando questionadas diretamente. Elas falam em detalhes, sem omissões, muitas vezes exagerando para impressionar, apresentando os defeitos dos outros sem contexto ou compaixão. Elas misturam o que sabem diretamente com boatos. Elas podem alegar sentir preocupação, mas interiormente sentem prazer com os defeitos dos outros sendo divulgados.

Outras pessoas evitam, se possível, falar dos defeitos dos outros. Elas reconhecem o prazer perverso que pode advir de tal discurso e o evitam como veneno. Quando questionadas diretamente e sem opção, elas falam o mais concisamente possível, mantendo-se estritamente no que sabem ser verdade e no que é necessário mencionar. Elas trazem à tona possíveis circunstâncias atenuantes.

Algumas pessoas não revelam seus próprios defeitos quando diretamente questionadas sobre eles, quanto menos quando não são questionadas. Quando confrontadas, elas mentem ou fogem das perguntas ou alegam estar ofendidas por elas, ou fazem contra-perguntas afiadas como: "Quem é você para me questionar sobre isso, quando você mesmo..." Se não têm escolha, falam com omissões, cheias de desculpas, editando seu relato para parecerem o mais inocente possível.

Outras pessoas estão dispostas a revelar seus defeitos, mesmo quando não são questionadas sobre eles. Se questionadas diretamente e considerando necessário, útil ou apropriado, elas falam sobre seus defeitos francamente, humildemente, sem omissões nem desculpas. O comprometimento delas com a verdade como elas a conhecem é mais forte do que sua necessidade de proteger uma certa imagem de si mesmas.

Comentários

Postagens mais visitadas