Os dois tipos de motivação - 27/08/2024

Motivação é um fenômeno impermanente e condicionado. Motivação para praticar é parte da prática. De fato, tudo o que ocorre na mente deve ser considerado como incluído na prática. A força de nossa motivação precisa ser monitorada, pois ela oscila. Ela está num nível ótimo ou estamos abordando a prática de uma maneira mecânica e superficial? Crucialmente, precisamos monitorar se a nossa motivação atual é benéfica ou prejudicial.

Motivação benéfica é a raiz de todo progresso no Dhamma. Motivação prejudicial está na raiz de toda estagnação e declínio.

Esforço Correto, Presença Mental (sati) Correta, Samādhi Correta só são possíveis com a motivação benéfica. Motivação benéfica (Dhammachanda) se foca na qualidade do processo, no que estamos fazendo agora, nas causas e condições que estamos criando. Motivação prejudicial se foca no futuro, nos resultados desejados da prática. Ela está ligada ao anseio (taṇhā): o desejo de uma experiência específica, o desejo de ser ou de se tornar isso ou aquilo; o desejo de aniquilar ou de escapar da noção de ser isso ou aquilo.

O Buddha e todos os grandes mestres nos advertem: reconheçam e abandonem a motivação prejudicial. Cultivem a motivação benéfica. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas