Tudo está correto - 03/08/2024

Era dezembro de 1980. Ajahn Sumedho estava visitando a Tailândia pela primeira vez desde que deixara Ubon para estabelecer um mosteiro de floresta na Inglaterra. Em uma noite fria de doer, nossos mantos finos sem dar conta do vento forte, um grande grupo de monges ocidentais se sentava embaixo da kuti de Ajahn Chah e ouvia um dos mais maravilhosos discursos de Dhamma do nosso professor.

Até onde eu sei, nenhuma gravação desse ensinamento sobreviveu. Minha memória dele é fragmentária. O que mais ficou gravado na minha mente foi a sensação de como foi maravilhoso, em vez dos detalhes do porquê foi maravilhoso (um fenômeno comum, acredito eu).

Felizmente, eu me lembro do que considero ser o coração do ensinamento de Ajahn Chah naquela noite. Ele disse que tudo está correto (ถูกต้อง); o único problema, a única coisa incorreta, é o nosso pensamento. Ele explicou que tudo que ocorre se deve a causas e condições específicas. Dada a configuração das causas e condições que fundamentam as coisas, elas não podem ser diferentes do que são. Assim, elas estão, nesse sentido, "corretas". É apenas quando aceitamos completamente a correção dos fenômenos, é que podemos parar de fazer deles um problema. Ao aceitarmos a correção dos fenômenos, a presença mental (sati) e a sabedoria estão livres para lidar com eles adequadamente.

Comentários

Postagens mais visitadas