A importância da meditação andando - 24/09/2024

"E como um bhikkhu está determinado em permanecer desperto? Aqui, durante o dia, ao andar para frente e para trás e se sentar, um bhikkhu purifica sua mente de qualidades obstrutivas. Na primeira vigília da noite, ao andar para frente e para trás e se sentar, ele purifica sua mente de qualidades obstrutivas. Na vigília do meio da noite, ele se deita do lado direito na postura do leão, com um pé sobreposto ao outro, com presença mental (sati) e compreendendo com clareza após registrar em sua mente a ideia de se levantar. Após se levantar, na última vigília da noite, ao andar para frente e para trás e se sentar, ele purifica sua mente de qualidades obstrutivas." (AN 3.16.8)

Essa frase frequentemente repetida mostra a centralidade da meditação andando para a purificação da mente no tempo do Buddha.

A meditação andando oferece uma alternativa à meditação sentada quando há alguma obstrução para se sentar, por exemplo, um problema de saúde ou sonolência intensa.

Alternar períodos de meditação sentada e andando permite que meditadores, caso queiram, meditem por muitas horas em um dia. Samādhi que surge durante a meditação andando não é tão profunda quanto a que pode ocorrer sentado, mas pode fornecer uma base igualmente boa, e às vezes até melhor, para o cultivo da sabedoria.

Meditação andando praticada em um ritmo normal de caminhada ajuda meditadores a cultivarem uma consciência facilmente integrada à vida cotidiana. Alguns meditadores podem achar meditação andando mais compatível com a sua personalidade do que meditação sentada. Em tais casos, ele andam mais do que se sentam, mas não devem abandonar a meditação sentada por completo. O mesmo se aplica para aqueles que preferem se sentar a andar. O objetivo é cultivar uma continuidade de consciência independente da postura.

 

Comentários

  1. Que beleza ler essas palavras. Clareia e fortificante o entusiasmo que da prática que se esgotava.

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