A visão cristalina dos nobres - 26/10/2024

No Buddhadhamma, a prática do Dhamma é explicada mais em termos da prevenção de problemas em vez de sua solução. O Buddha ensinou que, sem desenvolver samādhi, os obstáculos mentais irão sempre nos impedir de perceber a natureza verdadeira de nossa vida e do mundo. Com samādhi, podemos nos alinhar com o modo como as coisas são. Em vez de agir a partir de uma miscelânea de crenças e suposições, lógica e emoção, nossas ações podem se basear numa consciência autêntica do verdadeiro bem-estar e felicidade de nós mesmos e dos outros.

"Bhikkhus, suponham que houvesse uma lagoa que fosse nebulosa, turva e barrenta. Então, uma pessoa com boa visão que estivesse na margem não poderia avistar conchas, cascalho e seixos, e cardumes de peixes nadando ao redor e repousando... Assim também é impossível que um bhikkhu com uma mente nebulosa saiba o seu próprio bem, o bem dos outros ou o bem de ambos, ou realize uma distinção sobre-humana de conhecimento e visão dignas dos nobres...

Bhikkhus, suponham que houvesse uma lagoa que fosse cristalina, serena e límpida. Então, uma pessoa com boa visão que estivesse na margem poderia avistar conchas, cascalho e seixos, e cardumes de peixes nadando ao redor e repousando. Assim também é possível que um monge com uma mente límpida saiba o seu próprio bem, o bem dos outros e o bem de ambos, e realize uma distinção sobre-humana de conhecimento e visão digna dos nobres. Por que razão? Porque sua mente está límpida." (AN 1.45)

 

Comentários

Postagens mais visitadas